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Como fazer fotos e vídeos perfeitos para vender melhor um imóvel 17 janeiro 2019

 

 

Quando se trata de venda de imóveis, ainda vale aquele velho ditado que diz: IMAGEM É TUDO! Imagens e vídeos bem produzidos e que transmitam a comunicação correta para o seu público específico, fazem toda a diferença na apresentação de um empreendimento, seja ele um imóvel novo ou até mesmo usado.

Para o corretor de imóveis nem sempre vale a pena contratar um profissional especializado para uma sessão fotográfica ou mesmo produzir um vídeo para demonstrar o imóvel. Na maioria das vezes é ele próprio que executa este trabalho, embora em caso de imóveis de alto valor agregado, muitas vezes opte pela contratação de um profissional especializado.

Ao fazer fotos e imagens o corretor deverá ter cuidados essenciais para transmitir ao interessado aquilo que verdadeiramente reproduza o conceito do imóvel através das imagens.

Aqui vão algumas dicas práticas:

1ª. Cuidado com o excesso de objetos nos ambientes. Isso tira o foco do cliente. Ambiente organizado faz toda a diferença. Evite fotos do banheiro, pois são sempre mais complicadas. Com pouco espaço e na tentativa de chamar a atenção para algo interessante, como a pia, é comum que a foto seja feita próxima aos objetos e quase não se veja o cômodo. Caso as fotos sejam necessárias, retire toalhas e feche a tampa do vaso sanitário.

2ª. Tente deixar o ambiente o mais neutro possível. Inspire-se nos quartos de hotel. A tendência é que agrade a todos. Imóveis com cores fortes, fotos de times ou partidos políticos são perigosos, uma vez que podem gerar um sentimento negativo desnecessário. Busque sempre a imparcialidade.

3ª. Se for inserir uma foto no portal, tente colocar uma história na mesma. Gere sentimentos positivos. Exemplo: imagine uma foto de piscina e junto dela o texto: “Lazer e bem estar que você merece”!

4ª. Pense na “experiência” do usuário. O corretor de imóveis atual vende “experiência”. É isso que pessoas buscam: experiências agradáveis e inesquecíveis. Se a imagem conseguir transmitir isso, é show! Surpreenda e encante os clientes com suas fotos e imagens.

Michel Jones, corretor da Fama Imóveis em Balneário Camboriú, enaltece a importância de uma boa imagem na divulgação do imóvel. “Uma boa fotografia deve ser prática, ter boa iluminação, mostrar a realidade dos ambientes, bom enquadramento e passar o máximo possível da perspectiva visual do imóvel”.

Segundo ele, as fotos dão vida ao imóvel e orientam o interesse e decisão do comprador. Na maioria das vezes é o próprio corretor que faz o trabalho de fotografia. Para um trabalho de qualidade, se devem utilizar câmeras modernas com recursos adequados, afirma Michel. “O mais importante é a dedicação, bom senso e o carinho com o trabalho ao fotografar o imóvel”. Mesmo assim imóveis diferenciados podem demandar trabalho de um profissional da área. Em muitas vezes, esclarece que é necessário realizar tratamentos e correções nas imagens para melhorar o visual, porém não ocultando a fiel realidade do imóvel.

 

 

Além das fotos, o vídeo também é uma forma muito eficiente de divulgar e promover a venda, em qualquer estágio do empreendimento. Acontece que nem sempre é possível fazer uma edição rápida, sem falar que muitas vezes é preciso de ajuda profissional, o que pode encarecer e até mesmo inviabilizar este tipo de ação, dependendo do imóvel.

Existem alguns aplicativos gratuitos capazes de ajudar o corretor de imóveis a criar vídeos de até 01 minuto para divulgar seus imóveis em oferta. Um deles é o Storyo, disponível tanto para Android quanto para iOS que utiliza as informações contidas nas fotos (dia/hora/localização) do seu smartphone. Nele é possível criar pequenas histórias em formato de vídeo, personalizar com filtros e trilha sonora. Também se podem editar legendas, acrescentar um mapa com a localização do imóvel e personalizar o vídeo antes de gravar e compartilhar.

Para vídeos mais elaborados existem aplicativos pagos que podem incrementar e qualificar a sua produção, como por exemplo, o editor de vídeos Premiere da Adobe. É necessário um pouco mais de conhecimento para operar, talvez um curso rápido para utilizar todos os recursos deste aplicativo.

Alguns cuidados são muito importantes, sejam para vídeos ou fotos. Abaixo listamos os principais:

 

1.      Planeje

Antes de iniciar o trabalho você deve ter um planejamento do que precisa ser fotografado ou filmado. Pense na quantidade necessária, mapeie os ambientes, imagine para qual público ou persona será direcionado e o que será mais importante mostrar. Não adianta sair disparando para todo lado querendo aproveitar a maior quantidade de imagens.  Pense em imagens diferenciadas e que valorize o imóvel.

 

2.      Organize o ambiente

Organize o local e os ambientes que irá fotografar. Se tiver pessoas envolvidas na imagem procure esclarecer muito bem o papel de cada uma. A organização básica deve ser uma premissa para iniciar bem sua captação. Dica: quando marcar sua visita com o proprietário / morador, já peça para ele que deixe os ambientes limpos e organizados. Também para evitar alguma objeção no local, comente que você irá revisar e adequar o que for necessário, afinal é você que sabe o que precisa estar em ordem.

 

3.      Verifique a iluminação do ambiente

A iluminação é fundamental para garantir a qualidade das imagens. Ambientes escuros e mal iluminados prejudicam seriamente e distorcem os ambientes. Uma dica é acender todas as luzes e abrir todas as janelas. Se estiver com câmera profissional regule bem o obturador, diafragma, EV e ISO. Caso esteja com celular deixe o ajuste no automático.

Se você já reconhece e sabe manusear perfeitamente estes recursos, lembre-se que sobre a iluminação, não existe a fórmula mágica, mas que o bom senso na hora de saber qual a melhor tonalidade ou intensidade, sempre é a melhor opção. Ambientes bem iluminados transmitem uma sensação que a peça/ambiente é maior ainda.

 

4.      Veja o enquadramento

A foto deve ser feita do ângulo que mais favorecer o ambiente e você pode descobrir isso usando algumas técnicas. Uma delas é a “Regra das 03 Paredes”. Consiste no seu empenho de enquadrar horizontal ou verticalmente, 03 paredes ou até mesmo, piso + parede + teto em uma mesma proporção. Lembre-se que a fotografia comunica, é uma informação visual muito eficaz e quanto mais conseguires comunicar com uma única imagem, melhor para quem estará do outro lado da tela avaliando o imóvel e decidindo se irá ou não visitar. Para fotos panorâmicas, recomenda-se que sejam feitas sempre na posição horizontal. É também importante montar a galeria conforme a ordem da visita do cliente.

 

5.      Ajuste o foco

A qualidade da foto também extremamente importante e precisa ter foco.  Uma imagem borrada e mal definida pode afastar clientes e dificultar a venda do imóvel. Segure firme a câmera, que não pode tremer no momento da fotografia,
aperte levemente o botão de disparo. Quando você aperta até a metade o botão do click, a câmera faz o foco, que é medido pelo sensor através de onde você está. Sobre o bip ou piscar das luzes verdes, é o sinal da câmera para você fazer a foto que o foco está pronto. Fique atento que tudo dará certo, pode confiar!

 

6.     Menos é mais

Não se preocupe em fotografar tudo. Foque somente naquilo que realmente é necessário e em ambientes que despertem mais atenção pela beleza, enquadramento ou organização. Também fotos amplas e panorâmicas não são recomendadas. Às vezes um detalhe de um objeto num ambiente valoriza muito a imagem. Objetividade e clareza no que a imagem quer transmitir são regras de ouro da fotografia.

Lembre-se que para mudar seus resultados, tanto com a fotografia de imóveis e consequentemente com suas vendas e locações, é necessário colocar em prática além de suas habilidades como corretor, técnicas e meios para mostrar seus imóveis de forma perfeita aos seus clientes.

Tenha convicção, fotos e imagens perfeitas vendem melhor, depois é só fechar a venda e garantir os bons resultados! Boa sorte.

 

Sobre a Arrka Empreendimentos

Fundada em 1998, é uma construtora engajada em cada novo projeto para surpreender. Com foco em alta qualidade nos produtos e satisfação total dos clientes, possui solidez financeira e atendimento de excelência, exigidos por um mercado segmentado e exclusivo.  É desta forma que alia técnica, conhecimento, tecnologia e espírito empreendedor para estabelecer seus empreendimentos no litoral catarinense.

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